O Rio Jacaré Pepira é a grande atração de Brotas/SP. É ele que permite ser a cidade um grande polo de atração turística. A descida por suas águas, seja sobre uma grande boia inflável (Boia Cross) ou em um bote de borracha (Rafting) atraem inúmeros turistas.
Tanto o Boia-Cross como no rafting estão acessíveis a pessoas de todas as idades. No rafting é comum grupos que contam com a participação de avós, pais, filhos e netos, e na maioria das vezes no mesmo bote.
Crianças com mais de 1,50 metro de altura estão liberadas para participar do rafting comum, e para os mais novos, que ainda não atingiram esse tamanho, tem a opção do mini-rafting que é praticado em um trecho mais calmo do Alto Jacaré.
Há também o rafting noturno praticado nas noites de lua cheia, no mesmo trecho do rafting normal. Neste cada participante recebe uma luz química para aumentar a segurança.
Ao longo da descida, além da emoção causadas pelas quedas d’agua, quando não se está preocupado com a corredeira, pode-se apreciar a paisagem que é deslumbrante.
As empresas que prestam esses serviços contam com alto grau de profissionalismos, o que garante até aos menos ousados a praticarem estes “esportes radicais”.
Os guias são bem treinados e sempre contam com caiaques de apoio para eventuais quedas na água. São várias empresas que prestam esses serviços, o que faz com que o rio, por vezes, conte com inúmeros botes curtido a descida. O que não atrapalha a diversão de ninguém.
No rafting os preços por pessoal ultrapassam a cem reais, apesar de caro, é um passeio que vale a pena.