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O Prince é um Motorhome compacto montado sob um chassi Mercedes – Benz Sprinter 515.  Pode ser conduzido com carteira de habilitação “B”, busca oferecer o máximo de conforme e equipamentos a bordo possíveis. Essa foi à proposta do montador, a Hometur, empresa de montagem de veículos especiais, instalada em Betim, Minas Gerais.

O montador esclarece que é um veículo com 7 metros e 30 centímetros de comprimento e acomoda 6 pessoas em 3 camas de casal.  Uma cama na parte de traz do veículo, uma sobre a cabine e outra montada na sala a partir da mesa (que vira cama), essa a menor de todas. 

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A empresa afirma que montava motorhomes sob encomenda. Em cada montagem surgia um veículo diferente. Agora a proposta é criar uma linha própria a exemplo de outras empresas que já existem no País. Mas para isso ela terá que caprichar.

E o capricho está acontecendo, pelo menos é o que se vê nas fotos internas disponibilizadas. 

  

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A montagem está em fase final. E vamos ter muitas histórias para contar sobre a vida desse veículo. 

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A primeira notícia que recebi do retorno da TURISCAR ao mercado veio do Espírito Santo. Em um portal de adeptos do campismo foi publicada a informação de que a Santo Ignácio havia comprado a marca Turiscar e iria relançar seus trailers no mercado.

Depois disso o portal MaCamp iniciou divulgação sobre o tema, mas estranhamente a informação foi retirada do portal.

A Revista Motor Home que circulou em janeiro deste ano, criou mais suspense com o anúncio “Em breve o novo Turiscar”.

Finalmente através do portal Grupo dos Estradeiros surgiu o anúncio que durante a Semana Santa seria apresentado os novos modelos de Trailer Turiscar no Encontro de Santa Helena no Paraná.

Hoje já é possível conhecer através do portal da própria Turiscar – www.turiscar.com.br, os três modelos que farão parte do lançamento.

O Modelo 5.5 com apenas um eixo e que acomoda 4 pessoas, o Modelo 6.0, também para 4 pessoas, mas com 2 eixos e o modelo 6.5 para 6 pessoas, sobre 2 eixos e com um tamanho total de 8,750 mts.

No portal é apresentado os detalhes de sua fabricação, os equipamentos acoplados, o sistema de freios e estabilizadores. A promessa é de um equipamento moderno, robusto, tecnologicamente avançado, de baixo peso. 

A proposta inicial de preço é de R$ 165 mil para o modelo 5.5; R$ 175 mil para o modelo 6.0 e  R$ 185 mil para o modelo 6.5.  Apesar do preço, itens como toldo externo de acionamento manual,  antena Sky, climatizador, cozinha externa, forno a gás e TV instalada no quarto são itens opcionais que são cobrados a parte.

Apesar de moderno, para manter a tradição da marca, as cores apresentadas seguem os mesmos padrões dos primeiros modelos que surgiram da marca dos anos 60.

Vale a pena visitar o portal.

 

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Uma proposta interessante de fazer campismo é a utilização de campers. Solicitamos a Motor Trailer que apresentasse seus modelos, o MTB 272 e MTB 300, que podem ser acoplados em caminhonetes F -250, F 350 e Dodge Ram.

Esse equipamento tem capacidade para ser utilizado por 4 pessoas. Tem 6,90 metros de comprimento por 2,30 metros de largura e altura de 3,20 metros. Na parte interna a altura é de 1,95 metros em um espaço construído para 2 camas de casal, contando ainda com cozinha, toalete e box para banho. Tudo isso além de armários, sistemas hidráulicos, elétricos e equipamentos básicos de uma residência.

camp02É uma opção mais barata que um motor home, no entanto, não tão barata assim. O preço da montagem básica de um equipamento novo fica entorno de R$ 114 mil, mas dependendo do opcionais escolhidos pode chegar a R$ 160 mil. Sem contar que deve-se acrescentar a esse preço o veículo.&nbsp

O Marcus Matheus da Itu Trailer de São Paulo está importando dos Estados Unidos os trailers da Winnebago, modelo Minnies e Micro Minnie. São equipamentos com estrutura de alumínio e revestimento interno laminado, com isolamento térmico e acústico de última geração. Os preços de importação (dependendo da variação do dólar) ficam entre R$ 130 a 160 mil reais. Esse equipamento conta até com computador de bordo que controle os equipamentos embarcados. O portal da www.itutrailer.com.br; traz os detalhes desse equipamento.
 
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O que chama a atenção nesse equipamento é seu acabamento e o nível de detalhes no aproveitamento dos espaços internos. Com capacidade para 4 pessoas, conta com dois sofás-cama , ar condicionado 15 mil BTU/H, sistema de aquecimento interno (calefação), geladeira duplex, exaustor e inúmeros outros equipamentos que fazem do modelo o melhor custo benefício do momento.
 
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Vettura
venturaInstalada em uma área de dois hectares em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, a Vettura Motor Homes já tem 23 anos de história, foi o que nos contou com orgulho Tiago Silva, representante da Vettura que nos recepcionou durante toda a visita.
A Vettura tem uma linha bastante diversificada de modelos. Veículos montados em chassi cabine de até 7 toneladas e 4X4 de variadas marcas; modelos montados em chassi de micro-ônibus, ônibus e modelos montados em furgão.
Segundo Tiago, a Vettura aceita qualquer desafio, e conta que a empresa monta veículos de acordo com a necessidade do cliente e para as mais diversas finalidades.
O preço do desafio.
Esse desafio, no entanto, traz algumas dificuldades adicionais no registro junto ao departamento de trânsito, uma vez que a empresa também se responsabiliza pela regulamentação da documentação do veículo modificado. Cada inovação ou novo projeto passa por um longo processo de registro e aprovação, o que exige empenho da montadora.

 

Sheid
Também localizada em São Leopoldo, a Sheid tem instalações mais acanhadas, mas tem uma linha de produtos com modelos bastante semelhantes aos de suas concorrentes, com boa aparência e bem montados. A época da visita, seu pátio contava com alguns furgões em fase de montagem.
Ivo Duarte, que nos recepcionou na fábrica, também trabalha com revenda de modelos usados de seus clientes e de outros fabricantes. Segundo conta, é comum, o cliente já possuidor de um motor home, na hora da troca, contar com o apoio da montadora que vai fornecer o novo equipamento.
E foi graças essa particularidade que visitamos a Itapoã Motor Homes, que inicialmente estava fora de nossa lista de visitas.

Itapoã
Entre os seminovos disponíveis para venda no catálogo de Ivo Duarte havia dois modelos Itapõa Petit. Como estavam estacionados na fábrica da Itapoã, foi à chance de conhecer as instalações dessa montadora.
Uma grata surpresa, boas instalações e projetos bem executado. Mas o melhor ainda, foi conhecer o modelo montado a partir do chassi Renault para 3 ocupantes.
Um motor home pequeno, com menor custo na aquisição do chassi e montagem com valor menor, nem tanto, mas menor.
A desvantagem é que só acomoda 3 pessoas, contando com o motorista.

Santo Inácio
As instalações da Santo Inácio combinam com a beleza de Gramado, cidade aonde está localizada.
O que surpreendeu foi o número de veículos em diferentes fases de montagem, uma verdadeira linha de produção.
Luiz Sheid, cujo nome está atrelado ao pioneirismo da Turiscar, mostrou os detalhes de cada montagem, a qualidade do material e a possibilidade do cliente transformar seu projeto, pelo menos no acabamento interno, em uma versão única.
Praticamente, todo o motor home produzido pela Santo Inácio, segue o mesmo modelo, com variação de tamanho e tipo de chassi que vão de sete a quase nove metros de comprimento. As diferenças fincam no acabamento, tipo de equipamentos embarcados e detalhes sugeridos pelos clientes na decoração interna.
Essa padronização de modelos, ao que parece, facilita no processo de licenciamento dos veículos.

Ribeiro Trailer

ribeiroEm agosto de 2015 a ideia era visitar a Motor Trailer na Via Anhanguera em Pirassununga/SP, no entanto, quase que ao lado da primeira, em uma ruazinha marginal a rodovia, localizamos as instalações da Ribeiro Trailer. Um galpão com cerca de 500 metros quadrado destinado a fabricação de trailers, e ao que pareceu, com maior volume nos modelos para transporte de animais.

Na frente da Oficina havia um mini trailer modelo caracol que segundo Fábio Jardim Ribeiro, trata-se de um modelo antigo, fabricado pela Ribeiro e hoje destinado aluguel e uso pelos amigos da empresa.

Na linha turismo a oferta atual da Ribeiro Trailer é o modelo Quinta Roda, cujo espaço interno é transformado em um luxuoso apartamento.

Esse modelo exige, para ser arrastado, um veículo (caminhonete) com pelo menos 180 cavalos de força, o que restringe as opções existentes no mercado. E soma-se a essa desvantagem, o duplo eixo traseiro, que resulta em um aumento considerável nos valores a serem pagos a título de pedágio, quando na estrada.

Fora isso é um equipamento bonito com todas as opções e comodidades de um motor-home, inclusive com a possibilidade de instalação de “slide” e com vantagem de seu custo estar um pouco abaixo do custo de montagem de um motor home e sem a necessidade de compra de um chassi.

Motor Trailer

moto trailerInstalada em uma área de 37.500 metros quadrados a Motor Trailer existe desde 1972. A empresa produz diversos tipos de trailers e motor homes turísticos, montados em veículos automotores (como caminhões, ônibus, micro-ônibus, furgões, etc.) e também reboques (como carretas, semirreboques, etc.) das mais diversas variedades, como: escritórios, postos de fiscalização, odontológicos, oftalmológicos, agências bancárias, lanchonetes e projetos especiais.

Conta com uma estrutura bastante ampla com galpões distintos para pintura, marcenaria e montagem. Na época em que visitamos a empresa (agosto/2015) a linha de montagem estava claramente abaixo da sua capacidade de produção.

Diferente dos seus concorrentes gaúchos, a Motor Trailer fala em prazos de montagem bastante reduzidos, ou seja, de 3 a 4 meses. Na visita fomos recepcionados pelo simpático Luiz Antônio Pinto Matheus, proprietário e presidente da empresa.

Depois de mostrar as instalações e um pouco de conversa, percebendo que estava tratando com marinheiros de primeira viagem, Luiz Antônio informou dos preços para montagem de motor-homes novos e sugeriu, como plano inicial, a aquisição de modelos usados. Resguardando para se fazer um investimento maior, depois de ser definitivamente comprovado que o Campismo seria a opção de vida para o futuro.

E para reforçar seu argumento, Luiz Antônio, fez a oferta mais interessante. Disponibilizou sua área de camping (no pátio da indústria) para que fizéssemos uma “degustação” do equipamento. Um final de semana acampado usando um motor home de sua fabricação e aprendendo sobre suas funcionalidades e equipamentos.

Sem dúvida que o convite foi aceito, só não temos ainda previsão de quando poderemos fazer esse teste.

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