Vettura
Instalada em uma área de dois hectares em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, a Vettura Motor Homes já tem 23 anos de história, foi o que nos contou com orgulho Tiago Silva, representante da Vettura que nos recepcionou durante toda a visita.
A Vettura tem uma linha bastante diversificada de modelos. Veículos montados em chassi cabine de até 7 toneladas e 4X4 de variadas marcas; modelos montados em chassi de micro-ônibus, ônibus e modelos montados em furgão.
Segundo Tiago, a Vettura aceita qualquer desafio, e conta que a empresa monta veículos de acordo com a necessidade do cliente e para as mais diversas finalidades.
O preço do desafio.
Esse desafio, no entanto, traz algumas dificuldades adicionais no registro junto ao departamento de trânsito, uma vez que a empresa também se responsabiliza pela regulamentação da documentação do veículo modificado. Cada inovação ou novo projeto passa por um longo processo de registro e aprovação, o que exige empenho da montadora.
Sheid
Também localizada em São Leopoldo, a Sheid tem instalações mais acanhadas, mas tem uma linha de produtos com modelos bastante semelhantes aos de suas concorrentes, com boa aparência e bem montados. A época da visita, seu pátio contava com alguns furgões em fase de montagem.
Ivo Duarte, que nos recepcionou na fábrica, também trabalha com revenda de modelos usados de seus clientes e de outros fabricantes. Segundo conta, é comum, o cliente já possuidor de um motor home, na hora da troca, contar com o apoio da montadora que vai fornecer o novo equipamento.
E foi graças essa particularidade que visitamos a Itapoã Motor Homes, que inicialmente estava fora de nossa lista de visitas.
Itapoã
Entre os seminovos disponíveis para venda no catálogo de Ivo Duarte havia dois modelos Itapõa Petit. Como estavam estacionados na fábrica da Itapoã, foi à chance de conhecer as instalações dessa montadora.
Uma grata surpresa, boas instalações e projetos bem executado. Mas o melhor ainda, foi conhecer o modelo montado a partir do chassi Renault para 3 ocupantes.
Um motor home pequeno, com menor custo na aquisição do chassi e montagem com valor menor, nem tanto, mas menor.
A desvantagem é que só acomoda 3 pessoas, contando com o motorista.
Santo Inácio
As instalações da Santo Inácio combinam com a beleza de Gramado, cidade aonde está localizada.
O que surpreendeu foi o número de veículos em diferentes fases de montagem, uma verdadeira linha de produção.
Luiz Sheid, cujo nome está atrelado ao pioneirismo da Turiscar, mostrou os detalhes de cada montagem, a qualidade do material e a possibilidade do cliente transformar seu projeto, pelo menos no acabamento interno, em uma versão única.
Praticamente, todo o motor home produzido pela Santo Inácio, segue o mesmo modelo, com variação de tamanho e tipo de chassi que vão de sete a quase nove metros de comprimento. As diferenças fincam no acabamento, tipo de equipamentos embarcados e detalhes sugeridos pelos clientes na decoração interna.
Essa padronização de modelos, ao que parece, facilita no processo de licenciamento dos veículos.
Ribeiro Trailer
Em agosto de 2015 a ideia era visitar a Motor Trailer na Via Anhanguera em Pirassununga/SP, no entanto, quase que ao lado da primeira, em uma ruazinha marginal a rodovia, localizamos as instalações da Ribeiro Trailer. Um galpão com cerca de 500 metros quadrado destinado a fabricação de trailers, e ao que pareceu, com maior volume nos modelos para transporte de animais.
Na frente da Oficina havia um mini trailer modelo caracol que segundo Fábio Jardim Ribeiro, trata-se de um modelo antigo, fabricado pela Ribeiro e hoje destinado aluguel e uso pelos amigos da empresa.
Na linha turismo a oferta atual da Ribeiro Trailer é o modelo Quinta Roda, cujo espaço interno é transformado em um luxuoso apartamento.
Esse modelo exige, para ser arrastado, um veículo (caminhonete) com pelo menos 180 cavalos de força, o que restringe as opções existentes no mercado. E soma-se a essa desvantagem, o duplo eixo traseiro, que resulta em um aumento considerável nos valores a serem pagos a título de pedágio, quando na estrada.
Fora isso é um equipamento bonito com todas as opções e comodidades de um motor-home, inclusive com a possibilidade de instalação de “slide” e com vantagem de seu custo estar um pouco abaixo do custo de montagem de um motor home e sem a necessidade de compra de um chassi.
Motor Trailer
Instalada em uma área de 37.500 metros quadrados a Motor Trailer existe desde 1972. A empresa produz diversos tipos de trailers e motor homes turísticos, montados em veículos automotores (como caminhões, ônibus, micro-ônibus, furgões, etc.) e também reboques (como carretas, semirreboques, etc.) das mais diversas variedades, como: escritórios, postos de fiscalização, odontológicos, oftalmológicos, agências bancárias, lanchonetes e projetos especiais.
Conta com uma estrutura bastante ampla com galpões distintos para pintura, marcenaria e montagem. Na época em que visitamos a empresa (agosto/2015) a linha de montagem estava claramente abaixo da sua capacidade de produção.
Diferente dos seus concorrentes gaúchos, a Motor Trailer fala em prazos de montagem bastante reduzidos, ou seja, de 3 a 4 meses. Na visita fomos recepcionados pelo simpático Luiz Antônio Pinto Matheus, proprietário e presidente da empresa.
Depois de mostrar as instalações e um pouco de conversa, percebendo que estava tratando com marinheiros de primeira viagem, Luiz Antônio informou dos preços para montagem de motor-homes novos e sugeriu, como plano inicial, a aquisição de modelos usados. Resguardando para se fazer um investimento maior, depois de ser definitivamente comprovado que o Campismo seria a opção de vida para o futuro.
E para reforçar seu argumento, Luiz Antônio, fez a oferta mais interessante. Disponibilizou sua área de camping (no pátio da indústria) para que fizéssemos uma “degustação” do equipamento. Um final de semana acampado usando um motor home de sua fabricação e aprendendo sobre suas funcionalidades e equipamentos.
Sem dúvida que o convite foi aceito, só não temos ainda previsão de quando poderemos fazer esse teste.