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Foi em 1995 a primeira vez cruzamos de carro pela ponte de ferro. Estavamos a caminho de Cuiabá em Mato Grosso. Naquela época essa era a única forma de atravessar a divisa de São Paulo para a região do Triângulo Mineiro. A ponte de ferro surgiu em 1915, resistindo ao tempo e ao descaso das autoridades.

Com 324 metros de comprimento, essa velha ponte, importada da Alemanha, foi construída pela Companhia Ferroviária Mogiana. Com a desativação da ferrovia foi adaptada para a travessia de veículos e por muito tempo era a única ligação sobre o Rio Grande entre São Paulo e Minas.

Com a construção da nova ponte, uma enorme estrutura de concreto, a centenária ponte de ferro foi praticamente desativada. Hoje é usada por uns poucos veículos de moradores e por aqueles, que por algum motivo, desejam fugir da fiscalização fazendária instalada no lado mineiro.

Do lado paulista, temos as cidades de Araminas e Igarapava e do lado mineiro as cidades de Delta, Conquista e Sacramento.

A prefeitura de Delta em 2014 solicitou ao Ministério dos Transportes a recuperação desse patrimônio histórico, mas ainda aguarda resposta.

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