A primeira Kombi fabricada no Brasil e que inaugurou a linha de montagem da fábrica da Volkswagen, foi apresentada ao consumidor brasileiro em 2 de setembro de 1957. E continuou sendo fabricada ininterruptamente até 18 de dezembro de 2013, vencida pelo Resolução 380 do Contran que determinou que todos os veículos montados no território nacional a partir de 1 de janeiro de 2014 deveriam obrigatoriamente ter air-bag duplo frontal e freios tipo ABS.
Antecessora das atuais vans, o sucesso da Kombi é resultado da sua versatilidade, robustez e baixo custo de manutenção. Foram vários modelos colocados no mercado, como o tipo ambulância, pick-up com cabine simples e dupla, standard, furgão, luxo e até um modelo 6 portas.
Fez muito sucesso, principalmente entre os caravanistas, as modelo Safari, um motor home produzida pela Karmann-Guia, montada sob a base do modelo pick-up. Os possuidores de Safaris constituem um grupo de grande destaque entre os caravanistas, se organizaram espontaneamente e contam com algumas dezenas de encontros anuais realizados.
O Wikipédia informa que o nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug, que quer dizer veículo combinado (ou “veículo multiuso, em uma tradução livre). Durante muitos anos reinou solitário nessa categoria destinada a transporte de pessoas e carga, o que hoje é um espaço ocupado por uma infinidade de modelos e marcas.
A descontinuidade da fabricação da Kombi, no entanto, despertou a atenções de muitos saudosistas que formam grupos de aficionados pelo veículo. Está cada vez mais comum a realização de encontros entre Kombistas urbanos ou aventureiros que fazem desse veículo o principal meio de turismo sobre rodas.
E esses aventureiros contam suas histórias nos canais do You Tube, Instagran e Facebook, inclusive como forma de financiar suas viagens, e se apresentam com nomes bastante interessante, são eles: Turismo pé de chinelo; Nossa Kombi é uma viagem; Pelo Mapa; Vivendo mundo afora; Expedição Viver; Noís no Mundo; Giro de Aventura; Pinua viajando de Kombi; Minha Casa, Minha Vida na Kombi; Por onde fui e muitos outros.
Esse interesse em transformar Kombi em veículo de recreação chamou a atenção do mercado. Empresas como Vitória Motorhomes e Dias Motorhomes contam com modelos montados a partir de kombis. E os preços desses veículos usados não param de subir. Alguns modelos mais antigos, dada a raridade estão mais caros que alguns carros zero quilometro.